LILIANA LAGANÁ

A escritora LILIANA LAGANÁ fotografada por sua filha

Nascida em Roma em 1939, Liliana Laganá passa os primeiros anos de sua infância em Fratterosa, cidade de sua família materna, onde a mãe havia se refugiado com os filhos pequenos, após a partida do marido para a frente de batalha. Após o final da guerra retorna com a família para Roma, onde permanece até 1955, quando então emigra com a família para o Brasil, com destino a São Paulo. Em São Paulo conclui o curso clássico no Colégio Dante Alighieri, bacharelando-se posteriormente em Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Já como docente na USP, em 1967 obtém o título de Mestre, e em 1972 o de Doutor em Ciências Humanas.
Em 1977 retorna à Itália e essa viagem desperta em sua memória as recordações da infância, que sua sensível pena passa a transformar em pequenos contos publicados em São Paulo no jornal italiano "La Settimana del Fanfulla.
Em 1994 obtém, na mesma USP, o título de Mestre em Língua e Literatura Italiana. Sua dissertação foi desenvolvida sobre a tradução do romance "Erica e i suoi fratelli", de Elio Vittorini.  O conto "L'altra nonna", publicado no Brasil com o título "La Consolata", ganhou o prêmio do Centro Internazionale di Studi Italiani, da Università degli Studi di Genova, instituído em 1992, por ocasião dos quinhentos anos do descobrimento da América. Em 1997, outros contos seus, reunidos sob o título "Minha Guerra", ganharam o prêmio Contos de Mãe, instituído pelo Museu da Pessoa, em São Paulo.
Traduziu do italiano livros de geografia, antropologia, e obras de Giuseppe Ungaretti, Elio Vittorini, Italo Svevo, Carlo Levi, Cesare Pavese, Giuseppe Bonaviri e Gavino Ledda.
Em 2002 publica, pela editora Casa Amarela, o livro "A Última Fábula", traduzido para o italiano com o título "L'ultima favola", e publicado pelo Comune de Fratterosa (Itália) em 2003.
Em 2004, sua crônica "Aquarela Paulistana" é selecionada entre as melhores no concurso Primeiro Prêmio Biblioteca Mário de Andrade de Literatura e publicada em "Crônicas - São Paulo 450 Anos", pela Secretaria Municipal de Cultura - Biblioteca Mário de Andrade.
Neste setembro de 2005, a mesma editora, Casa Amarela, está publicando seu último lívro de contos "Terra Amada".

L'ULTIMA FAVOLA - A ÚLTIMA FÁBULA

TERRA AMADA - seu mais recente livro de contos

EDITORA CASA AMARELA
Rua Fidalga, 162 São Paulo - SP - CEP 05432-000
Telefone: (11) 3819-0130 Fax: (11) 3819-5710

ESTE TEXTO EM ITALIANO

COMO UM PRESENTE AO LEITOR, NOS ENDEREÇOS ABAIXO VÃO
TRANSCRITAS AS VERSÕES DE SEU PREMIADO CONTO:

"CONSOLATA" (em português)   -  "L'ALTRA NONNA" (em italiano) -  "LA CONSOLATA" (em francês)

VOLTA AO PORTAL IMIGRANTES ITALIANOS